Construção
3 minutes min

ALVENARIA X DRYWALL: DESCUBRA AS DIFERENÇAS E QUAL É O MELHOR PARA SUA OBRA

alvenaria_ou_drywall

Entenda quais são as principais diferenças entre os sistemas construtivos de alvenaria e de drywall e veja qual é a melhor opção para a sua obra!

Em uma construção são inúmeras as dúvidas que surgem ao longo do caminho. Desde o piso até o telhado, a diversidade no mercado atual oferece infinitas possibilidades para quem está construindo - como o tipo de parede que a construção receberá.

Além do mais conhecido sistema construtivo de alvenaria, o sistema de drywall vem ganhando seu espaço no mercado brasileiro - apesar de já ser o predileto de países na América do Norte e Europa.

Mas qual desses tipos de construção oferece mais vantagens para a obra: alvenaria ou drywall? Continue a leitura para descobrir

Alvenaria ou drywall: qual é melhor?

Antes de entrarmos nas vantagens de cada sistema de construção, vamos revisar rapidamente o que são esses tipos de construção. 

Enquanto a alvenaria é um sistema que utiliza materiais como argamassa e tijolos, pedras ou blocos, o sistema de drywall utiliza perfis e painéis de gesso acartonado para concluir o projeto.

Uso de área útil

Estamos no início do planejamento, ou seja, na montagem do projeto arquitetônico. Logo aqui já podemos falar das diferenças entre a alvenaria e o drywall. Como?

Já que o sistema de drywall possibilita uma construção de paredes com menor espessura, a obra que opta pelo uso de drywall ganha aproximadamente 5% de área útil no projeto. 

Esse número pode parecer baixo, mas com as construções se tornando cada vez menores, todo acréscimo de espaço é bem-vindo.

Criatividade na obra

Você gosta de projetos criativos e únicos? Então você provavelmente vai dar mais um ponto para o drywall, já que com ele é possível criar paredes curvas, recortes para iluminação embutida em painéis e muito mais. 

E se você está pensando em aproveitar a construção para criar parte do mobiliário, como prateleiras e nichos, não tenha medo de investir no drywall para esse projeto. Existem placas que conseguem suportar até 50 kg - peso de sobra para expor os seus objetos, não é mesmo?

Construção mais rápida e sustentável

Após muita expectativa, finalmente chegou o dia de começar a obra. Você está com pressa para concluí-la? Então você provavelmente já sabe a resposta: sistema construtivo de drywall.

Apesar desse método precisar de uma mão de obra qualificada para a sua execução, que nem sempre é fácil de encontrar, os profissionais conseguem instalar cerca de 30 metros quadrados de drywall em apenas dois dias - um processo que levaria semanas em paredes de alvenaria.

Sem contar que o sistema construtivo de drywall é mais limpo por não utilizar água em sua montagem e mais sustentável, já que seus resíduos são recicláveis.

Manutenção

Você está sentado no sofá lendo um livro quando escuta um barulho vindo do banheiro. Após uma investigação inicial, você desconfia de um vazamento de água e já começa a pensar no trabalho e na sujeira para abrir a parede. Esse cenário, comum no sistema construtivo de alvenaria, não é uma preocupação para quem optou pelo drywall.

Em ocasiões em que são necessários reparos, no drywall só se rasga a parte necessária para o acesso à tubulação e conserto do encanamento, conseguindo fechar a abertura com o mesmo pedaço de chapa.

É errado pensar na alvenaria como a única opção para ter uma obra de qualidade. Pelo contrário: o drywall ganha em rapidez, limpeza, versatilidade, entre vários outros benefícios. Por isso, não deixe de investir nas placas de gesso Placo para que seu projeto arquitetônico tenha ainda mais vantagens.