Construção
4 minutes min

APRENDA A APLICAR REVESTIMENTOS SOBRE A PAREDE DE DRYWALL

paredes_de_drywall

Veja como aplicar revestimentos nas paredes de drywall para ganhar destaque na decoração dos ambientes.

Paredes de drywall estão sendo, cada vez mais, uma realidade nas obras brasileiras. A praticidade e rapidez que elas trazem ao serviço são pontos que fazem a diferença, e vem ganhando espaço devido ao seu custo-benefício.

Com materiais melhores e diversificados no mercado, perdeu-se o mito que o drywall é uma parede fraca ou não resistente. Hoje é possível encontrar paredes que sustentam muitos quilos presos à sua superfície e outras que são resistentes a fogo, por exemplo. 

Outro pensamento que vem sendo desmistificado também é de que o drywall não é indicado para áreas úmidas. Hoje sabe-se que esse tipo de construção também é adequado para ambientes em que há um certo contato com a água, como cozinhas e banheiros. Nestes casos, são utilizadas as chapas RU, resistente à umidade, também conhecida como placa verde. 

Usar o drywall é fácil e já é uma realidade em muitas edificações. Porém é possível aplicar revestimentos em suas paredes?

Sim, é possível! Aliás, dá pra aplicar qualquer tipo de revestimento e acabamento nesse tipo de construção. O drywall é tão resistente quanto as paredes de alvenaria, podendo receber revestimentos cerâmicos, porcelanato e até pastilhas.

Veja 4 dicas de como aplicar o revestimento em paredes de drywall:

1 -  Para ter mais sucesso na sua obra, siga as instruções do fabricante de drywall para a instalação e manuseio correto. O revestimento deve ser instalado só depois que a placa já estiver instalada;

2 - Escolha a argamassa ideal para cada tipo de revestimento que você vai colocar em sua parede. Existem produtos que são feitos para determinadas finalidades. Após a escolha, você precisa misturar a argamassa com água limpa na quantidade indicada na embalagem. 

3 - Faça uma camada de 3 a 4 mm na placa e dupla camada no verso do seu revestimento. Depois, faça a aplicação da peça no drywall. Não se esqueça de utilizar os espaçadores nas juntas do revestimento, se necessário. 

4 - Depois de secar, retire os espaçadores, aplique o rejunte da sua preferência e realize a limpeza.

Agora que você já sabe como fazer sua aplicação no drywall, veja alguns exemplos de revestimentos ou acabamentos que você pode utilizar:

Tinta

A aplicação de tintas e texturas de revestimento nas paredes de drywall são semelhantes às outras paredes. É importante que as superfícies estejam realmente niveladas para o melhor resultado da aplicação. 

Uma dica importante é que é preciso emassar as juntas e lixá-las com lixa própria para drywall. Para tornar sua superfície homogênea, recomendamos o uso de seladores ou fundo preparador. 

Após a secagem e uma última lixagem, a parede está pronta para receber a textura. As melhores tintas para a aplicação no gesso acartonado são a PVA ou acrílica, sendo a primeira melhor para áreas internas e a segunda, externas. 

Image

Cimento queimado

Como já mostramos aqui nesse post do nosso blog, o cimento queimado tem sido aplicado em paredes de drywall também. A superfície lisa atrelada ao tratamento perfeito de juntas vai oferecer um resultado final muito mais satisfatório. E é possível usar a técnica em paredes de drywall em diferentes ambientes, basta escolher a vasta linha de opções que a Placo possui e que melhor se enquadre ao seu ambiente.

Uma dica que temos para esse uso é usar o cimento queimado quartzolit. Esse produto traz modernidade aos ambientes, além de ser fácil aplicação e já vir pronto para uso.

Image

Azulejos

O revestimento cerâmico é o que mais se tem dúvidas se pode ou não ser aplicado em uma parede de drywall. A resposta para essa pergunta é: sim, pode, mas com alguns cuidados! 

Lembre-se: em ambientes como cozinha e banheiro, use sempre a chapa RU, conhecida chapa verde, que tem alta resistência à umidade. 

A primeira dica para a instalação de azulejos é fazer a impermeabilização da parede antes da aplicação desses materiais. Este passo é importante para garantir a vida útil da parede até mesmo depois dos azulejos já colocados. 

Para a melhor aplicação dos revestimentos cerâmicos, é recomendado usar argamassas colantes do tipo AC2 ou AC3, por terem maior aderência e serem mais flexíveis. 

Image

Papel de parede

Papel de parede ou revestimento laminado são ótimas e práticas opções para refinar seu ambiente com paredes de drywall. A junção da parede lisa do gesso acartonado com a fácil aplicação desses materiais é algo prático e rápido, facilitando ainda mais na finalização da sua parede. 

Para facilitar, opte por opções autocolantes e siga sempre as indicações do fabricante desses produtos. 

Image

Após a aplicação de qualquer revestimento, espere alguns dias antes de qualquer intervenção. É importante que a parede esteja seca e homogênea para que seu acabamento fique ainda melhor.

Assine nossa newsletter e receba sempre as nossas novidades aqui do blog