Decoração
4 minutes min

APRENDA A FAZER UM BALCÃO DE COZINHA AMERICANA COM DRYWALL

pexels-photo

Quer aprender a fazer um balcão de cozinha americana simples, rápido e barato? Preparamos um tutorial com 3 passos para transformar o seu lar!

As possibilidades com o drywall são muitas, inclusive de virar um mobiliário na sua casa. Se você tem uma cozinha pequena, por exemplo, uma ótima ideia para otimizar o espaço e dar mais estilo à sua casa é montar uma bancada com drywall.

Gostou e quer aprender a fazer um balcão de cozinha americana simples, rápido e barato? Continue a leitura!

Quais cuidados tomar durante a construção do balcão de cozinha com drywall?

Antes de começar a instalar o drywall na sua cozinha, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para garantir a qualidade e segurança da construção. 

O primeiro deles é planejar o espaço no qual você pretende instalar o balcão. Saber as medidas corretas e as necessidades de correção do local lhe ajudará a entender quais materiais e técnicas serão utilizados no processo.

Outro ponto de atenção é o tipo de drywall escolhido para a obra, já que as placas serão instaladas em áreas úmidas. Para a cozinha, as placas recomendadas são:

  • Placa RU: apresenta resistência para ambientes sujeitos à ação da umidade por tempo limitado e de forma intermitente;
  • Placa Performa RU: 50% mais resistente do que as placas convencionais e com resistência a umidade;
  • Placa Habito RU: até 9 vezes mais resistente do que as placas convencionais e não sofre deformações, rachaduras ou fissuras facilmente. Essa solução foi criada para aumentar a performance e durabilidade dos projetos de construção a seco, também na versão resistente a umidade.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de placas de drywall

Como fazer balcão de cozinha americana em drywall: passo a passo
sem_titulo

1º passo - Medidas

O primeiro ponto que você deve saber é a altura que você quer ter na sua bancada, para que não fique um balcão para cozinha muito baixo e desproporcional aos moradores da casa.

Também será necessário medir as larguras do balcão da cozinha americana para calcular exatamente a quantidade de material drywall a ser utilizado. Você precisará de uma trena para medir o espaço. Depois, o ideal é desenhar o projeto em um papel para ter certeza das medidas e de como encaixar as estruturas e placas.

Leia também: Placas de drywall colado ou estruturado?

2º passo - Montagem da estrutura

Logo depois, você precisará de uma serra para cortar os perfis estruturais nos tamanhos corretos para montar a estrutura inicial de um balcão de cozinha americana simples. Para garantir a segurança do balcão, o ideal é parafusar as guias no chão e nas paredes para não correr o risco de movimentações ou quedas do balcão.

É importante lembrar que cada lateral, fundo e tampo da estrutura deverá ser montada separadamente. De início, a estrutura ficará flexível, mas se tornará mais firme após a aplicação das placas de gesso.

Na hora de cortar as placas para encaixar nas estruturas, o ideal é que se corte uma de cada vez para não se perder entre as medidas. Encaixe as placas com cuidado e verifique se todas estão nos tamanhos adequados para o seu balcão de cozinha americana.

3º passo - Acabamento

Após encaixar as placas, é chegada a hora de passar a argamassa de acabamento e a fita para nivelamento. Espere secar a primeira demão e, após lixar, aplique a segunda demão para garantir mais segurança no acabamento.

Depois de seco e lixado, você deverá aplicar uma seladora e, logo depois de seco, a tinta para drywall nas laterais. Para o tampo, você poderá aplicar pedras de granito em cima do drywall ou substituir o tampo de drywall por tampos de pedra ou outros materiais.

Caso queira, você ainda poderá utilizar papéis de parede, aplicações em gesso ou madeira, para dar acabamento. Outra opção é a aplicação de cimento queimado para transformar seu balcão como o espaço ideal para refeições rápidas e saborosas.

O importante é que o balcão de cozinha americana fique de acordo com a sua cozinha e com o seu gosto.

Para deixar ainda mais claro o passo a passo que passamos anteriormente, confira também o vídeo que fizemos com um profissional mostrando todas as etapas necessárias de como fazer um simples balcão de cozinha americana com drywall!

Viu só como é fácil? As soluções em drywall podem salvar aquela reforma que você tanto adia de uma forma simples, barata e muito mais rápida.

Saiba tudo sobre paredes em drywall. Fique ligado no blog da Placo!