Vantagens do Drywall
5 minutes min

CONHEÇA OS CRITÉRIOS PARA SE ATENTAR NA ESCOLHA DO DRYWALL

criterios_para_se_atentar_na_escolha_do_drywall

Entenda quais são os principais critérios para se atentar na escolha do drywall e como eles podem levar mais segurança e eficiência à sua obra.

O drywall vem ganhando cada vez mais espaço nas obras por ser um material de construção eficiente, seguro e de qualidade. Mas esse sistema, que já está no mercado há décadas e é famoso em países como Estados Unidos e Japão, ainda causa dúvidas a respeito de sua compra e instalação.

Se você está interessado em utilizar o drywall na sua obra mas não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo! Continue a leitura e entenda quais são os principais critérios para se atentar na escolha de um sistema de drywall para a sua obra.

Quais são os principais critérios para se atentar na escolha de um sistema de drywall?

Critérios relacionados ao tipo de obra

Antes mesmo de chegar na loja de materiais de construção, existem alguns pontos que devem ser avaliados pelo impacto que terão na obra. E o primeiro ponto que você deve olhar é o tipo de sistema de drywall que será usado, como:

Paredes - sistema vertical que substitui as paredes em alvenaria convencional. É orientado que sejam instaladas piso/laje, assim como na alvenaria.

Forros - sistema horizontal para tetos, rebaixos ou acabamentos. É amplamente utilizado em banheiros com dutos de esgoto instalados abaixo da laje no espaço do vizinho inferior.

Revestimentos - sistema vertical com objetivo de reforçar o isolamento térmico e acústico de uma parede de alvenaria, assim como para fechamentos de colunas ou dutos por onde passam tubulações como água, esgoto e eletricidade.

Forros removíveis - sistema horizontal para ocultação de redes e duto, sendo facilmente removido para manutenções periódicas.

Critérios relacionados ao ambiente

Com o tipo de sistema selecionado, chegou o momento de olhar para o ambiente em si e suas especificidades. 

Caso você ainda não saiba, a Placo possui uma variedade de placas de drywall com diferentes objetivos e propósitos para atender o público. Por isso, sugerimos que antes da compra seja analisado se o drywall será instalado:

  • Em uma área interna ou externa
  • Em uma área seca ou sujeita à umidade
  • Em uma rota de fuga, como uma saída de emergência
  • Como uma divisão de ambientes
  • Com a função de exercer isolamento acústico
  • Com maior resistência à impactos

Critérios técnicos

Image

Com todas essas informações em mãos, sua compra já se tornou muito mais clara e objetiva, não é mesmo? Mas existe mais um critério para se atentar no momento da compra: a qualidade e segurança do material adquirido.

Apesar deste ser um ponto negligenciado por muitos, é de extrema importância para garantir uma obra de qualidade. 

Inclusive, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece regras do uso do sistema construtivo de placas de drywall que determinam que o produto tenha excelente eficiência e desempenho.

As principais normas da ABNT que você deve prestar atenção, são:

  • ABNT NBR 15.758: 2009 - tem como foco os procedimentos de execução da montagem dos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall. Serve como um guia desde o projeto até a montagem.
  • ABNT NBR 15.575:2013 - reúne cinco critérios de desempenho (desempenho estrutural, segurança ao fogo, desempenho térmico, desempenho acústico e durabilidade) para componentes de edificações habitacionais ao longo de sua vida útil. 
  • ABNT NBR 14.715: 2010 - essa norma de 2010 é destinada aos fabricantes, como garantia da qualidade das placas de drywall.
  • ABNT NBR 15.217:2018 - também é importante se atentar às normas dos perfis de aço que receberão as placas de drywall. Semelhante à 14.715, a 15.217 também define os requisitos e métodos para garantir a qualidade dos perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall. A Placo é certificada por atender todos os requisitos desta e de outras normas.

Além do mais, é imprescindível garantir que os materiais tenham a certificação PBQP-H+PSQ. Criado pelo Governo Federal em parceria com entidades da iniciativa privada, o programa Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado para trazer mais eficiência à construção civil. 

Através de ações como aumento da qualidade dos materiais, formação e requalificação dos profissionais do setor, normas técnicas e avaliação de novas tecnologias, o programa busca trazer melhorias para todo o setor com soluções mais baratas e de qualidade, enquanto reduz o déficit habitacional do país. 

Já o PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é um dos pontos mais importantes dentro do PBQP-H, pois ela aborda a qualidade dos materiais na execução de uma obra. 

Apesar desse programa, que orienta sobre normas técnicas na sua fabricação, não se tratar de uma certificação, as empresas que cumprem os acordos definidos, como a Placo, só tendem a evoluir na sua qualidade técnica.

A Placo possui a solução ideal para a sua obra

Como você pôde notar, são vários os critérios para se atentar antes da compra de um sistema de drywall, não é mesmo? Mas tem uma maneira de diminuir as dúvidas e agilizar esse processo: escolher os produtos Placo.

Além da Placo trabalhar atendendo todas as exigências das normas ABNT e ser certificada no programa PBQP-H+PSQ, nossa marca é sinônimo de qualidade, segurança e eficiência. 

Desde placas resistentes ao fogo e à umidade até materiais para ambientes externos e forros que melhoram a acústica do ambiente, estamos prontos para lhe ajudar a aprimorar a sua obra.

E se você quiser saber mais sobre drywall para ter certeza de que está fazendo a escolha certa para a sua obra, fique ligado no blog da Placo e saiba tudo sobre construções de parede de drywall!