Construção
3 minutes min

CONHEÇA OS 3 TIPOS DE PLACA DE DRYWALL E NÃO ERRE MAIS!

conheca_os_3_tipos_de_placa_de_drywall_e_nao_erre_mais

Saiba porque existem diferentes tipos de placa de drywall e aprenda a escolher a melhor para seu projeto!

Para cada aplicação, há uma placa de drywall específica. Essa técnica seca substitui vedações internas convencionais por placas de gesso acartonado, fixadas em perfis de aço galvanizado. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esse sistema não é composto apenas por gesso acartonado.

São diversos modelos de placas que podem ser usados em grande variedade de ambientes e funções no sistema construtivo. No entanto, deve-se estar atento a esse detalhe para desfrutar dos máximos benefícios do produto.

De forro de gesso para teto até isolamento termoacústico, a placa drywall contribui levando versatilidade e durabilidade para construções e reformas. Entenda melhor os 3 diferentes tipos deste material, e os locais ideais para seu uso, a seguir!

 

Tipos de placa de drywall

Basicamente, a placa de gesso drywall pode ser encontrada em 3 tipos e divididas em cores. São placas brancas, conhecidas como standard (ST), placas verdes (RU) resistentes à umidade, e placas rosas (RF) resistentes ao fogo.

1. Placa de drywall branca standard (ST)

Image

 

A branca, ou cinza, é a placa de drywall indicada para uso geral em áreas secas. Geralmente empregada em paredes e forros, é recomendada para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termoacústico do sistema drywall.

2. Placa de drywall verde (RU)

Já para a aplicação em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço, é indicado o uso da placa de drywall verde, resistente à umidade. Esse tipo de placa tem em sua composição química componentes hidrofugantes, que protegem a superfície contra respingos e umidade. No entanto, o material não é a prova de água, e não deve ser usado em tetos, saunas e piscinas, já que a umidade nestes espaços é constante.

3. Placa de drywall rosa (RF)

A placa de gesso drywall rosa conta com a presença de fibra de vidro em sua composição, fator que garante maior resistência ao fogo e calor. Por esse motivo, são muito indicadas para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio. 

Devido o auxílio da fibra de vidro no aumento da resistência ao fogo, a placa de drywall rosa é mais eficaz na proteção e segurança do que as placas standard, incluindo o cumprimento dos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575.

Medidas de uma placa de drywall

As placas de drywall podem ser encontradas em diferentes medidas e espessuras, condição que possibilita seu manuseio de diferentes formas. Suas medidas em espessura, largura e comprimento, respectivamente, são:

 

Você pôde conhecer os 3 tipos diferentes de placa de drywall. Não se esqueça que todas permitem realizar o acabamento da maneira que desejar, como pinturas, aplicações de cerâmica e também azulejos. 

 

Após estas informações, você ainda tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar!