Construção
5 minutes min

CONHEÇA OS PRINCIPAIS COMPONENTES PARA UMA INSTALAÇÃO EM DRYWALL

principais_componentes_para_uma_instalacao_em_drywall

Conheça os principais componentes para uma instalação em drywall e entenda como cada uma das etapas agrega vantagens a esse sistema de construção a seco.

Apesar de ser muito utilizado no exterior, o drywall é um material ainda pouco explorado no Brasil, pois muitos não conhecem todas as suas possibilidades de utilização. Desde quartos, salas, banheiros, cozinhas e até áreas externas, o drywall é versátil e permite uma construção muito mais limpa, por ser um sistema de construção a seco.

E por ser um sistema, ele é formado por uma série de componentes diferentes que agregam diferentes benefícios à construção. 

Para desmistificar algumas dúvidas sobre o drywall, listamos neste post os principais componentes que a Placo oferece para uma instalação de drywall rápida e segura. Continue a leitura para conhecê-los.

Quais são os principais componentes para uma instalação de drywall?

Componentes metálicos

Vamos começar pela base do sistema de drywall, ou seja, os componentes metálicos. São eles que darão a forma e a sustentação necessária para que as paredes sejam erguidas com maior resistência e segurança. Ou que o forro seja estruturado de maneira segura.

Geralmente feita em aço galvanizado, essa estrutura base pode receber componentes como:

  • Guias: perfil de aço revestido por zinco, no formato “U”, utilizados na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placa de gesso para drywall. 
  • Montante: também fabricado em aço com cobertura de zinco, o montante drywall tem formato C. Assim como o tipo anterior, é usado na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placas de gesso para drywall. O tipo de montante a ser usado varia de acordo com a altura da parede.
  • Tabica: também fabricada em metal galvanizado, este tipo de perfil para drywall é usado para forros com formato de degraus. Possui duas funções principais, a primeira delas é prevenir rachaduras, uma vez que ajusta o forro ao ambiente com relação à dilatação e às trepidações da estrutura de alvenaria que ocorrem por fatores externos. Outra função da tabica é estética, porque faz com que o forro pareça flutuar, dando um visual moderno e leve.
  • Cantoneira: este tipo de perfil para drywall tem abas desiguais, geralmente em formato L, e serve para proteger o topo de placas de sistemas drywall. É indicado para forros e também para extremidades.
  • Perfil F530: perfil de aço revestido por zinco, no formato “C”, também conhecido como canaleta C, utilizados na estruturação de forros de sistemas construtivos em placa de gesso para drywall.

Placas para drywall

As placas para drywall Placo evoluíram ao longo dos anos e agora a marca oferece uma variedade de opções para diferentes fins. Dentre as placas, estão opções como:

  • Placa Standard (ST): se o que você precisa é um material com excelente versatilidade de aplicação para projetar ambientes, a placa Standard atenderá completamente às suas necessidades.
  • Placa resistente ao fogo (RF): placa que possui alta resistência ao fogo, fabricada industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão.
  • Placa resistente à umidade (RU): com as placas RU, você tem uma grande solução para as áreas úmidas. Utilize as placas RU e tenha a certeza de que seu projeto contará com um produto de excelente desempenho.
  • Placa Habito: tecnologia Ultrawall para vedações internas que responde às principais exigências dos ambientes residenciais novos ou em reformas, oferecendo ótima capacidade de fixação de objetos, resistência a impactos e isolamento acústico.
  • Placa Glasroc X: tecnologia Ultrawall que resiste a todo clima. Especialmente desenvolvida para uso em vedações externas e em áreas sujeitas a ação de intempéries.
  • Placa Performa: tecnologia Placo para vedações internas que responde às exigências dos ambientes residenciais novos ou em reformas. Essa placa proporciona uma ótima capacidade de correção de objetos, além de resistência a impactos e isolamento acústico.

Massas para drywall

Após as placas de drywall, entram as massas que fazem parte da etapa de tratamento de juntas. São utilizadas para preenchimento de orifícios e arremates de parafusos. Dentro da linha Placo é possível encontrar:

  • Placoplast Basecoat: argamassa cimentícia para revestimento.
  • Massa Rigips Vario: massa pronta, indicada para tratamento de juntas em forros acústicos (Sistema Rigitone).
  • Massa Map: massa em pó com secagem rápida.
  • PR Hydro: massa em pó com baixa absorção de água e secagem rápida para tratamento de juntas de chapas de gesso.
  • Placojoint PR2: massa em pó com secagem rápida, indicada para tratamento de juntas entre as placas.
  • Placomix E: massa pronta que garante uma aplicação mais fácil e um excelente acabamento na instalação de forros e paredes de drywall.

Um sistema de drywall é muito mais!

Apesar de serem os principais componentes de um sistema de drywall, esse tipo de construção possui muitos outros itens para aprimorar ainda mais a construção, como a lã de vidro.

Material isolante produzido com 35% de matéria-prima orgânica (areia) e 65% de material reciclado com suas propriedades termoacústicas, a lã de vidro Wallfelt Isover é um material de fácil aplicação em estruturas de construção a seco mesmo em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, pois ela se adapta muito bem entre as tubulações, não proliferando fungos e nem bactérias. E não podemos esquecer de fitas e parafusos de qualidade que a Placo oferece.

Com todos componentes Placo você tem a garantia do excelente desempenho e acabamento das suas aplicações em drywall. E com todas essas informações, você está pronto para garantir uma construção mais sustentável, rápida e econômica. Se quiser saber mais sobre o sistema de drywall, é só acessar o nosso blog.