Decoração
4 minutes min

SANCA DE GESSO: SAIBA O QUE É E COMO ESCOLHER A IDEAL

sanca_de_gesso_saiba_o_que_e_e_como_escolher_a_ideal

A sanca de gesso leva modernidade e elegância ao lar, além de permitir diferentes formas de iluminação. Saiba como escolher o modelo ideal para sua obra!

A sanca de gesso é uma técnica que leva modernidade e elegância ao ambiente, além de permitir diferentes formas de iluminação. Saiba mais sobre esse importante elemento de decoração!

A sanca de gesso é uma excelente opção para deixar seu lar com aspecto moderno e versátil. Feitas como acabamento de gesso entre o teto e a parede, a sanca pode atuar em conjunto com a iluminação escolhida para o ambiente.

Podendo ser feita em qualquer tipo de espaço, sua aplicação fácil, prática e com baixo valor de investimento transformou a sanca de gesso em uma escolha popular. Seu uso torna o ambiente atraente e sofisticado, destacando-o com iluminação diferenciada. 

Conheça a seguir, o que são as sancas de gesso modernas e quais os melhores espaços para sua utilização. Confira!

O que é uma sanca de gesso?

A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, como aspecto decorativo ou para criar uma diferente iluminação, de melhor distribuição. 

A palavra sanca denomina a modelagem feita na junção entre parede e teto do espaço, que podem ganhar uma variedade de opções. Confira abaixo os tipos de sanca de gesso.

Quais são os tipos de sanca de gesso?

Image

Sanca de gesso fechada A sanca de gesso fechada não possui nenhum tipo de abertura, tendo o forro rebaixado apenas no encontro da parede com o teto. Isso permite que sua iluminação seja realizada somente por meio de spots de iluminação na laje e por outros circuitos distribuídos, como fitas de led. A melhor sanca de gesso para sala é a fechada justamente por não possuir abertura, cuja luz fica sob responsabilidade de spots de iluminação instalados em sua base, compondo uma iluminação direta. Já para sala de jantar, a sanca de gesso pode ser desenvolvida em estilo ilha, em que o modelo é fixado no centro do cômodo, o que deixa o ambiente convidativo e com iluminação na dose correta. Leia também: Crie a sua sala de TV dos sonhos com drywall Sanca de gesso aberta A sanca aberta apresenta acabamento em suas laterais deixando espaço aberto na região central. Na sanca aberta pode ser usada a iluminação indireta, refletindo para o teto, iluminação difusa e direcionável, e também possibilita a distribuição de spots na parte rebaixada do gesso. Esse é o melhor tipo de sanca de gesso para quarto. Por serem instaladas nos vãos voltados para o ambiente, as luzes refletem no teto compondo iluminação indireta, ideal para esse tipo de cômodo em que se deseja um clima intimista.

Image

Sanca de gesso invertida

Apesar do nome diferente, a sanca de gesso invertida tem características semelhantes a sanca de gesso aberta. Sua diferença é a abertura invertida, em direção a janelas e paredes, causando a impressão de teto rebaixado. Pode ter iluminação difusa e distribuição de circuitos de iluminação de acordo com o ambiente.

Sanca de drywall

As sancas de gesso acartonado (drywall) são conhecidas como sancas de gesso modernas. 

Sua técnica, aperfeiçoada com o tempo, pode ser feita de diversas formas, mostrando a versatilidade já característica do drywall por permitir diferentes desenhos no ambientes, principalmente quando mesclada como a iluminação adequada.

Para ter uma sanca elegante e de qualidade, a Placo possui algumas soluções que podem ajudar a sua obra. São elas:

  • Placa Standard 6 mm Placo: flexível e adaptável, seu design garante um ótimo acabamento para paredes, forros e revestimentos decorativos (inclusive para os forros curvos). Além disso, a superfície também permite a pintura.
  • Placa Standard 12,5 mm Placo e Placa Standard 15 mm Placo: de fácil instalação, garantem paredes leves e de baixa espessura. Também têm como vantagem um ótimo desempenho acústico.
  • Placa LEV Placo: se você quer uma solução econômica, essa é uma ótima sugestão. Ela é 15% mais leve que as placas Standard e pensada especialmente para forros.

Escolher a sanca de gesso certa é ideal para que o cômodo esteja em harmonia com a iluminação e decoração. Por isso, fique atento aos estilos e evite escolher uma sanca que crie um conflito visual com o ambiente.

E se você gostou desse conteúdo, acesse o blog da Placo para aprender ainda mais técnicas, como a de rebaixamento de teto!