Decoração
4 minutes min

FIXAÇÃO DE CARGAS EM DRYWALL: VEJA O PASSO A PASSO

fixacao_de_cargas_em_drywall

Aprenda quais são os cuidados e melhores práticas para a fixação de cargas em Drywall. Conheça, ainda, nossas soluções, que facilitam esse processo.

A fixação de cargas em Drywall é um tema que sempre levanta dúvidas entre os instaladores e donos de imóveis. Muitos têm medo de fazer esse processo incorretamente, causando rachaduras ou até mesmo buracos na parede.

Essa insegurança fica ainda maior quando o que se deseja fixar é um objeto de valor, como uma TV, um espelho ou um condicionador de ar.

Mas, não se preocupe, nós estamos aqui para auxiliar você! Confira tudo que você precisa saber antes de fazer a fixação de cargas em Drywall da forma correta.

O que é preciso saber para fazer a fixação de cargas em Drywall?

O primeiro passo é conferir o peso do objeto que se deseja fixar e também se ele ficará rente ou afastado da parede. Essa última característica pode não parecer importante, mas é! É essa diferença que faz uma carga ser considerada de cisalhamento ou de momento.

Saiba mais sobre cada uma delas e quais são nossas dicas para a fixação de cargas em cada uma.

Carga de cisalhamento

A carga de cisalhamento é aquela que fica paralela à parede, ou seja, rente a ela. Os exemplos mais comuns são:

  • Quadros
  • Espelhos
  • TV (com suporte rente a parede)
  • Outros tipos de decoração.

Quando essa carga é leve, recomendamos utilizar a bucha plástica de expansão “quick tog”, com até 15 kg por ponto e fixação direto na placa.

Com o material em mãos, basta furar a placa no local desejado com a ajuda de uma furadeira, colocar a bucha de expansão e o parafuso, e posicionar o item desejado.

Se o objeto tiver mais que 15 kg e não for possível utilizar mais de um ponto para sua fixação, recomendamos a bucha de braço metálico.

Carga de momento

A carga de momento é aquela que, apesar de ser fixada na parede, o objeto não fica rente a ela, como:

  • Armários
  • Prateleiras
  • Bancada do banheiro ou da cozinha
  • TV com suporte articulado

Quando a carga é leve e possui afastamento de até 30cm da parede, recomendamos utilizar a bucha de braço metálico, com até 20 kg por ponto e fixação direto na placa. 

Para objetos mais pesados e para quem gosta de mudar o lugar dos móveis nos ambientes frequentemente e não quer se preocupar com esses detalhes, a melhor opção é escolher as placas diferenciadas da Placo: como a Performa, Performa RU, Habito ou Habito RU.

Esses quatro modelos citados permitem a fixação de cargas de forma facilitada. Saiba mais sobre eles.

Placa Performa e Performa RU

A Placa Performa traz mais conforto acústico e aumenta a liberdade de fixação de cargas de cisalhamento nas paredes, sem a necessidade de reforços. A Performa RU é uma novidade da Placo e possui os mesmos atributos da Performa, sendo a versão para áreas úmidas.

Elas são indicadas para ambientes internos e resistentes a impactos, possibilitando a fixação de cargas de cisalhamento de até 50 kg direto na parede e de até 15 kg com bucha de braço metálico.

Placa Habito e Habito RU

A placa Habito é reconhecida no mercado pela sua alta resistência a impacto e facilidade de fixação de cargas, contém também a versão com resistência a umidade para ambientes como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Com ela, é possível fixar cargas de cisalhamento de até:

  • 35 kg com parafuso de madeira 5x50 direto na placa, sem uso de buchas;
  • 100 kg com bucha basculante de braço metálico, sem reforços.

Viu como é possível trazer muito mais praticidade para o seu dia a dia com as placas corretas? E agora com essas orientações você terá mais facilidade na fixação de cargas em Drywall. Confira mais detalhes sobre a Placa Performa, Placa Performa RU, Placa Habito e Habito RU no nosso site.