Decoração
3 minutes min

NEUROARQUITETURA: ENTENDA COMO USAR A NEUROCIÊNCIA A FAVOR DOS SEUS PROJETOS

neuroarquitetura

Você sabia que a arquitetura pode ser usada para estimular emoções e comportamentos? Entenda tudo sobre a neuroarquitetura!

Você já sentiu a sua produtividade aumentar ao trabalhar em um ambiente com entrada de luz natural? Se a resposta for sim, você estava em um ambiente que uniu a arquitetura à ciência.

A neuroarquitetura é uma ciência interdisciplinar que une a arquitetura, neurociência e psicologia para estudar de que forma projetos arquitetônicos podem estimular emoções, comportamentos e bem-estar. Em outras linhas, ela tem como objetivo encontrar a relação entre os ambientes e o cérebro. 

A aplicação dessa ciência muitas vezes não é detectada de imediato, mas ela causa um significativo efeito a longo prazo. 

Dito isso, que tal aplicar os conceitos da neuroarquitetura para criar ambientes mais saudáveis e que proporcionem maior efetividade? Continue a leitura para descobrir como!

Neuroarquitetura: quais os benefícios?

Concentração e motivação nos estudos

Image

Ambientes mais amplos, com livre circulação e entrada de luz natural são os melhores para estimular as pessoas a aprender. Isso acontece pois esses elementos tendem a aumentar o foco das pessoas, tornando-as mais aptas a desenvolverem novas habilidades. Não é incrível?

Mesmo em residências, escritórios e ambientes de estudo com dimensões reduzidas, é possível conseguir o esse resultado com algumas adaptações alinhadas à neuroarquitetura

Image

Cores neutras nas paredes e teto, mobiliário que proporcione mais funcionalidade e uma decoração com muitos elementos verticais são algumas das possibilidades para melhorar a concentração e aprendizado.

Além disso, para ambientes em que é necessária a motivação, o uso estratégico de pontos de cores é ideal para estimular a criatividade. 

Mais conforto no trabalho

Image

Existem estudos que afirmam que moradores das áreas urbanas vivem aproximadamente 90% do tempo em ambientes internos - e com os escritórios em casa essa parcela provavelmente se tornará ainda maior. 

Por isso, a palavra de ordem do home office deve ser o conforto. Afinal, a neuroarquitetura sempre prezará pelo bem-estar de quem utiliza os ambientes e não há nada mais incômodo que passar horas em um local inadequado às suas necessidades.

Muito além dos móveis, o conforto também deve ser pensado em todos os cinco sentidos. Um bom sistema acústico, por exemplo, irá garantir mais tranquilidade no desempenho das atividades. 

Se o seu projeto não possui um espaço dedicado ao trabalho ou aos estudos, a Placo oferece soluções com alto desempenho acústico e praticidade na instalação. A placa de Drywall Habito ou Performa, por exemplo, auxiliada a lâ de vidro é uma excelente solução para divisórias que proporcionam conforto acústico. 

Image

Calma e paz nos ambientes íntimos

Depois de um longo dia, todos nós buscamos um espaço para relaxar e cuidar da nossa saúde física e mental. E mais uma vez, a neuroarquitetura pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Ambientes bem iluminados e com boa ventilação, com elementos naturais como plantas, quadros com paisagens e piso de madeira estimulam o relaxamento e acalmam os moradores. 

Já a iluminação artificial deve ser amarelada, para estimular a produção de melatonina - conhecido popularmente como hormônio do sono. E, claro, o conforto térmico e acústico mais uma vez ajuda na saúde e bem-estar e pode ser obtido com materiais como mantas térmicas, formadas por fibra de lã de vidropainéis acústicos e placas de drywall.

Neuroarquitetura: mais saúde e bem-estar

Como você pode ver, a neuroarquitetura abrange vários conceitos de forma integrada para alcançar como objetivo final a saúde e bem-estar das pessoas que usarão aquele espaço.

E se você quer aprender ainda mais sobre conforto térmico, sugerimos a leitura do texto Não sofra com frio ou calor. Invista em isolamento térmico.