Vantagens do Drywall
3 minutes min

PERFIL PARA DRYWALL: COMO É A ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO DE DRYWALL

perfil_para_drywall_1

O perfil para drywall é feito em aço galvanizado e é a estrutura base para a instalação de placas de gesso acartonado. Conheça mais sobre ele!

Que construir com gesso acartonado tem ótimo custo-benefício você já sabe. Mas sabia que, para usar esta técnica construtiva, é preciso preparar a estrutura antes de começar a instalação? O perfil para drywall é o componente básico para a instalação deste tipo de parede ou forro. 

O perfil para drywall é uma estrutura metálica e galvanizada onde as placas de gesso acartonado serão fixadas com parafusos. Estas peças funcionam como o esqueleto que orienta na hora de erguer a parede de drywall, dando sustentação para as placas de gesso acartonado e dando reforço para as partes da estrutura que devem receber mais peso. E, dependendo da função e da posição na parede, cada tipo de perfil para drywall recebe um nome diferente e deve seguir uma regulamentação específica da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A seguir você vai conhecer todas essas especificidades e entenderá mais sobre a importância do perfil para drywall. Confira!

Entenda os diferentes tipos de perfil para drywall

Confira algumas destas peças metálicas que são fundamentais para a sustentação das placas de gesso acartonado:

  • Guias: São placas de aço revestidas por zinco, no formato “U”, utilizadas na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placa de gesso para drywall. Este tipo de perfil para drywall é recomendado para parede e revestimento estruturado e forros, em estruturas horizontais ou verticais. São estas placas guias que, instaladas no teto e no chão, sustentarão os montantes verticais.  
  • Montante: Também fabricado em aço com cobertura de zinco, o montante drywall tem formato C. Assim como o tipo anterior, é usado na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placa de gesso para drywall. Porém, é indicado para paredes de revestimento estruturado vertical e, no caso de forros, tanto vertical quanto horizontal. O tipo de montante a ser usado varia de acordo com a altura da parede de drywall.  
  • Tabica: Também fabricada em metal galvanizado, este tipo de perfil para drywall é usado para forros com formato de degraus. Possui duas funções principais, a primeira delas é prevenir rachaduras, uma vez que ajusta o forro ao ambiente com relação à dilatação e às trepidações da estrutura de alvenaria que ocorrem por fatores externos. Outra função da tabica é estética, porque faz com que o forro pareça flutuar, dando um visual moderno e leve. 
  • Cantoneira:  Este tipo de perfil para drywall tem abas desiguais, geralmente em formato L, e serve para proteger o topo de placas de sistemas drywall.  É indicado para forros e também para extremidades. 

Os passos para instalar uma parede de drywall

A instalação de uma parede de drywall é muito mais simples do que se imagina, mas é importante que seja feita por um profissional e com os equipamentos de segurança corretos.

Veja abaixo o vídeo da websérie Diário de uma Obra sem Dor e aprenda como instalar uma parede de drywall:

Bom, agora ficou mais clara a importância do perfil para drywall e como estas peças funcionam para estruturar sua obra. Caso você queira saber mais, basta seguir outros posts da Placo