Construção
Decoração
Reforma
Vantagens do Drywall
3 minutes min

POR QUE É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NOS COMPONENTES DO DRYWALL?

istock-629307450

 

Materiais de construção devem obedecer às normas reguladoras. É importante observar os componentes do drywall para evitar penalidades. Leia aqui.

Fabricantes, revendedores e prestadores de serviços devem sempre estar atentos aos componentes do drywall, afinal, oferecer ou usar um produto fora das padronizações legais pode ser caracterizado como crime.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão regulador e responsável pela liberação do produto para uso do consumidor e suas normas visam garantir a qualidade, durabilidade, segurança e resistência de um produto.

O drywall, ou gesso acartonado, é um sistema construtivo que precisa obedecer às normas regulamentadoras para então ser comercializado e usado adequadamente, isso também envolve os elementos para a sua fabricação e instalação.

Dessa forma, todo aquele que produz, comercializa e usa seus componentes e o gesso acartonado fora dos padrões exigidos das normas técnicas pode ser penalizado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Quais os riscos da compra e comercialização de componentes do drywall fora das normas técnicas?

istock-829366678

 

 

 

 

 

 

 

Como já dissemos, o sistema de drywall é composto por peças e acessórios, que envolvem:

  • os perfis de aço galvanizado;
  • itens para fixação das placas;
  • dispositivos para sustentação dos forros;
  • massas;
  • e as chapas devidamente prontas.

Todo profissional que se prontifica a produzir componentes do drywall, bem como fabricar as placas, revendê-las e fazer a instalação das mesmas deve conhecer as normas regulamentadoras e os tipos de materiais que podem ou não ser utilizados.

O uso de material de construção que não atende as normas reguladoras, pode acarretar:

Infração

A primeira consequência, tanto para o fabricante quanto para o revendedor e até para o comprador de componentes do drywall não aprovados pelas normas técnicas, é a infração. Ou seja, a revenda ou o profissional será notificado pelos órgãos fiscalizadores e deve tomar as providências para que as placas e/ou acessórios sejam retirados da loja, devolvidos ao fabricante ou dado o devido fim.

Multas

Tanto o fabricante quanto o estabelecimento comercial ou o construtor podem ser multados pelos órgãos competentes caso seja comprovada a irregularidade nos componentes do drywall. Essa situação gera um impacto negativo para todos os profissionais envolvidos. 

Problemas estruturais

istock-1317782820

 

 

 

 

 

 

 

Como já falamos, as normas técnicas existem para garantir a durabilidade, resistência, segurança e qualidade do material utilizado na obra. 

Quando não se atenta para os componentes do drywall, está se colocando em risco toda a estrutura do trabalho realizado, seja ele um forro, um revestimento ou uma parede de gesso interna. Uma vez que a estrutura está em risco, a segurança das pessoas que utilizam o ambiente também pode estar comprometida.

Além da estrutura, que está ligada à segurança, outros fatores podem ser comprometidos. Por exemplo, um dos benefícios do drywall é o conforto acústico, que pode ser prejudicado caso o sistema não esteja utilizando componentes normatizados.

Portanto, buscar referências do profissional contratado, bem como do revendedor e fabricante de todos os itens do sistema é fundamental para evitar problemas e garantir bons resultados.