Quais as ferramentas necessárias para trabalhar com drywall?
21

Para garantir que o máximo de benefícios sejam colhidos com a construção a seco, é importante utilizar os materiais e ferramentas para drywall corretas.
O drywall é uma solução prática que oferece um dos melhores custo-benefício no setor de construção civil. Com uma série de vantagens, esse sistema de construção a seco vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil no Brasil.
Entretanto, para que o máximo de benefícios sejam colhidos, é necessário garantir a instalação correta de todo o sistema. E para isso é imprescindível o uso de materiais e ferramentas apropriados para o serviço.
Afinal, a instalação incorreta do sistema pode gerar prejuízos e colocar a vida dos seus usuários em risco. Por isso, reunimos os principais materiais e ferramentas para drywall para auxiliar nesse processo. Confira!
Quais são os materiais e ferramentas para drywall necessários para fazer uma obra correta e segura?
O drywall é um sistema de construção a seco composto por perfis de aço galvanizado, tratamento acústico e placas de gesso pré-fabricadas, encapadas com papelão ou fibra de vidro.
Esse sistema modular de construção trouxe mais praticidade para as obras e garantiu mais eficiência no canteiro de obras. De acordo com a Associação Brasileira do Drywall, em um dia de trabalho, dois profissionais conseguem montar cerca de 30 m² de parede com o drywall. Além disso, em apenas duas horas a parede está pronta para receber o acabamento.
Entretanto, para garantir a instalação segura de todo o sistema de construção a seco, é necessário contar com as ferramentas e os materiais corretos.
Principais ferramentas para drywall
Vamos começar olhando para as principais ferramentas para drywall, que ajudarão na instalação do sistema de construção a seco. A primeira delas são os essenciais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, óculos, botas e máscaras. Com eles, a obra ganha mais segurança e pode seguir com mais tranquilidade.
Outros materiais que já são conhecidos em muitos canteiros de obra são os níveis e a trena. Com o nível a laser, é possível medir superfícies e inclinações horizontais e verticais. Já a trena, que também recomendamos uma opção a laser, tornarão as marcações e medições mais simples e precisas.
Para o corte dos perfis de aço galvanizado, a tesoura de corte reto é uma ótima opção inicial. Além disso, uma furadeira com broca de encaixe é recomendado para furar os perfis, assim como as chapas.
E para quem busca ferramentas para drywall que ajudam a reduzir ainda mais o tempo de uma obra, duas sugestões ótimas são o alicate puncionador e a parafusadeira.
O alicate puncionador é uma ferramenta utilizada para prender a estrutura metálica das paredes de drywall, unindo os montantes aos perfis, reduzindo o número de parafusos utilizados na instalação.
E a parafusadeira oferece mais praticidade para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Hoje é possível encontrar no mercado modelos especiais para drywall, que possuem limitadores que evitam o parafuso de ultrapassar a chapa de drywall.
Então, vamos recapitular:
- EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, óculos, botas e máscaras;
- Nível;
- Trena;
- Tesoura de corte reto;
- Furadeira;
- Alicate puncionador;
- Parafusadeira.
Drywall também pede por materiais específicos
Como você pôde notar, as construções de drywall pedem por uma série de ferramentas para aperfeiçoar sua aplicação e levar mais praticidade para o canteiro de obras.
Mas essas ferramentas não são as únicas necessidades durante o processo de construção a seco. Também existem materiais adequados para a montagem correta e segura de paredes e forros. Vamos conhecê-los?
- Banda acústica: utilizada nas guias e montantes que têm seus lados em contato com a estrutura da edificação, auxilia o desempenho acústico impedindo a passagem do som pelas frestas entre os perfis e os elementos estruturais;
- Componentes metálicos como perfis, guias e montantes, que criam a estrutura em que as placas serão instaladas;
- Fitas: necessárias na etapa de tratamento de juntas, são essenciais para assegurar e resistência mecânica entre as placas;
- Forros acústicos: essa combinação perfeita entre estética e acústica oferece excelente desempenho termoacústico e design diferenciado;
- Lã de vidro: indicada para paredes, revestimentos e forros, ela é utilizada no isolamento de ruídos entre ambientes internos;
- Massas: fazem parte da etapa de tratamento de juntas e também são utilizadas para preenchimento de orifícios e arremates de parafusos;
- Parafusos: utilizados para fixação de placas na estrutura metálica;
- Placas de gesso para drywall: sistema de fechamento da parede em drywall.
E na hora de calcular a quantidade de produtos necessários para a obra, conte com a Calculadora Placo, um aplicativo disponível para iOS e Android.
Não se esqueça também que utilizar materiais não normatizados pode trazer sérios problemas para a obra, além de arriscar a segurança das pessoas nos ambientes que utilizam o sistema drywall.
Se você quer entender mais sobre a importância da normatização dos materiais, o nosso post "O que dizem as normas técnicas para drywall" pode lhe ajudar.
Vá além das ferramentas para drywall
Agora que você já tem todos os materiais e ferramentas para drywall, você está pronto para desfrutar dos benefícios do sistema de construção a seco. E se você quer aprender mais sobre ele, o Parceiro da Construção pode te ajudar.
Além de cursos online totalmente gratuitos, a plataforma disponibiliza webinars, palestras e trilhas de conhecimento para capacitação do profissional. Não deixe de se cadastrar e se tornar um profissional preparado para atender uma demanda que cresce cada vez mais no mercado!