Construção
3 minutes min

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE DRYWALL E LIGHT STEEL FRAME?

quais_sao_as_diferencas_entre_drywall_e_light_steel_frame

Apesar de terem conceitos similares, são várias as diferenças entre drywall e Light Steel Frame. Saiba tudo sobre esses sistemas de construção a seco!

Drywall e Light Steel Frame. Esses dois sistemas de construção a seco conquistaram seu espaço em países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, e agora ganham cada vez mais força no Brasil graças aos seus benefícios para os arquitetos, instaladores e moradores.

Apesar desses sistemas terem benefícios similares, suas aplicações e objetivos são diferentes, causando confusão entre as pessoas. Por isso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber de cada um desses sistemas. Continue a leitura para saber tudo sobre essas inovações do mercado de construção civil.

O que é drywall?

Image

Para uma melhor compreensão das diferenças desses sistemas, vamos primeiro entender o que são cada um desses tipos de construções, começando pelo drywall

Um sistema de alta tecnologia para construção de paredes internas e forros, ele é composto por estruturas de aço galvanizado, tratamento termoacústico e chapas de gesso. Essas chapas, inclusive, oferecem diferentes atributos, como:

  • Resistência ao fogo;
  • Resistência à umidade;
  • Resistência ao impacto;
  • Maior isolamento acústico.

Com a possibilidade de criar cortes retos e curvos, oferecendo maior liberdade para o projeto, o drywall substitui paredes de alvenaria com extrema eficiência e flexibilidade. E diferente do que muitas pessoas pensam, ele permite a fixação de armários, quadros, suportes de TV e outros objetos.

Sua rápida instalação também é destaque, já que em apenas um dia de trabalho três profissionais capacitados podem instalar até 30 m² de drywall. E com mais 24 horas de secagem, já é possível aplicar acabamento às paredes de drywall.

Ademais, a construção de paredes mais finas com o drywall ganha até 5% de área útil interna nos ambientes - sem contar que é uma opção mais sustentável, já que todos os materiais podem ser reciclados e calculados com antecedência para reduzir os desperdícios.

O que é Light Steel Frame?

Image

Agora que entendemos o que é drywall, vamos olhar para o que é Light Steel Frame, que pode ser traduzido como estrutura de aço. 

Essa técnica, que também utiliza como base o aço galvanizado, é geralmente revestida por placas cimentícias ou de drywall para substituir as tradicionais construções de concreto com blocos e tijolos de alvenaria estrutural.

Além de alta resistência e durabilidade, o LSF também trabalha com um olhar para a sustentabilidade, pois utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção e tem baixa geração de resíduos.

Com o Light Steel Frame também é possível economizar na fundação, ter mais organização no canteiro de obras e tornar a manutenção da construção mais fácil.

Quais as diferenças entre drywall e Light Steel Frame?

Agora que você já sabe tudo sobre esses dois tipos de construções, vamos olhar para todas as semelhanças e diferenças entre o drywall e o LSF?

A principal diferença entre os dois tipos é o local de aplicação. Enquanto o drywall é específico para construções internas, o Light Steel Frame é um sistema estrutural, composto por perfis que sustentam a construção e que também pode ser utilizado em fachadas. 

Além disso, apesar das duas construções serem montadas com produtos similares, os materiais na LSF são maiores e mais espessos, ou seja, melhores para construções mais robustas. 

Unindo essas duas soluções, a construção ganha:

  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Versatilidade;
  • Inovação.

E aí, você consideraria deixar a alvenaria de lado no seu projeto para investir em inovações como drywall e o Light Steel Frame? Se a sua resposta for sim, não deixe de conhecer as soluções da Placo.