Construção
3 minutes min

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE USAR PERFIS NORMATIZADOS NO DRYWALL

saiba_a_importancia_de_usar_perfis_normatizados_no_drywall

Perfis certificados garantem a segurança e eficiência do sistema drywall. Entenda porque é fundamental usar perfis normatizados!

O sistema drywall entrega uma série de vantagens muito relevantes e únicas para uma construção ou reforma. Entre elas, podemos destacar a rapidez na execução e a simplicidade e eficiência na montagem, além de uma obra limpa, com o mínimo de resíduos.

Entretanto, para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental que os perfis de aço galvanizado sejam normatizados. O sistema, que é utilizado como estrutura e suporte para as placas de gesso acartonado, já é bem difundido no Brasil e, por isso, existe uma certa variedade no mercado, mas são poucos os que possuem a certificação com base nas normas obrigatórias. 

Utilizar perfis não normatizados pode trazer sérios problemas para a obra, além de arriscar a segurança das pessoas nos ambientes que utilizam o sistema drywall. Continue a leitura e entenda o motivo.

Perfis normatizados no drywall: quais os riscos de usar perfis sem certificação

Antes de entender a importância de utilizar perfis normatizados no drywall e os riscos de optar por perfis sem certificação, é fundamental saber que a Placo do Brasil pertence ao programa PSQ (Programa Setorial de Qualidade). 

Esse programa determina que todos os seus perfis sejam verificados em laboratório externo e homologados para certificar que estejam dentro dos requisitos da norma NBR 15217:2009.

Agora, vamos aos principais riscos que perfis fora de norma podem causar em uma obra.

Em primeiro lugar, a parte estrutural e estética podem ser afetadas com fissuras, deformações, trincas nas juntas e desprendimento das placas, trazendo risco aos profissionais, sem contar o grande transtorno causado por eles.

Quando os perfis não são normatizados, não existe precisão e padrão exato. Esses fatores impedem o encaixe e fixação perfeitos entre as peças, assim, a famosa gambiarra entra em ação e todo o conjunto perde suas características vantajosas.

Além da parte física, existem riscos judiciais com a possibilidade de penalização legal. A Associação Brasileira do Drywall e Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção) alertam que comercializar componentes para drywall não normatizados é crime.

Como identificar se os perfis estão dentro ou fora da norma?

A forma mais prática é consultar o site da associação de drywall. Lá, você encontra a lista com todos os fabricantes aprovados no PSQ. Se estiver com os perfis ao seu alcance, verifique se no produto encontram-se as seguintes informações e parâmetros:

  • Nome do fabricante;
  • Nome comercial do produto;
  • Dimensões da peça (espessura mínima final 0,5 mm);
  • Indicação do revestimento de Zinco (recobrimento de Z275 g/m²).

A melhor forma de garantir a segurança de uma obra com drywall e aproveitar todas as vantagens do sistema é utilizando perfis normatizados de acordo com a NBR 15217:2009. E a Placo garante a eficiência não só de seus perfis, mas também de todos os componentes do sistema de drywall.

Acesse o site, conheça todas as características dos produtos e demais componentes em detalhes e descubra tudo o que é preciso para realizar sua obra com a Placo!