Construção
3 minutes min

STEEL E WOOD FRAME: ENTENDA AS DIFERENÇAS DESSAS DUAS TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO A SECO

edificio_em_construcao_com_moldura_de_metal

 

Light Steel e a Wood Frame são tendências da construção a seco que, apesar de similares, possuem diferenças que podem afetar sua durabilidade.

A construção segue evoluindo em passos largos, com inovações que prometem deixar qualquer obra mais ágil, econômica e sustentável. O Light Steel e Wood Frame são dois exemplos que oferecem todos esses benefícios e muitos outros.

Entretanto, cada um desses tipos de construções a seco possuem diferenças que podem afetar sua durabilidade e facilidade na instalação. Vamos entender melhor as diferenças entre essas tendências da construção a seco? Continue a leitura!

O que é Light Steel e Wood Frame?

De nada adianta explicar as diferenças entre esses tipos de construção a seco sem sabermos o que exatamente são elas. Por isso, vamos começar com uma pequena definição dessas duas inovações.

O que é Light Steel Frame?

Traduzido como estrutura de aço, essa técnica utiliza aço galvanizado como base para substituir as tradicionais construções de concreto, blocos e tijolos. 

O que é Wood Frame?

Já o Wood Frame é uma técnica construtiva que usa a madeira como principal material para a estrutura das edificações. 

Quais as semelhanças entre Light Steel e Wood Frame?

Leveza e flexibilidade

Ambos sistemas de construção a seco são extremamente leves e flexíveis, maximizando as possibilidades dentro de uma construção.

Sustentabilidade

Outro importante ponto positivo para a Light Steel e Wood Frame é o impacto reduzido que elas possuem no meio-ambiente. Enquanto a Wood Frame usa madeira de reflorestamento na sua construção, a Light Steel Frame utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção. 

Ambas construções também possuem baixa geração de resíduos como argamassa e areia

Agilidade

Ambas construções também são mais ágeis que a tradicional alvenaria por já virem com peças pré-fabricadas. Ademais, a leveza das peças também facilita a instalação, levando praticidade para o canteiro de obras.

Conforto termoacústico

Independentemente do tipo de construção sendo feita, o conforto termoacústico para seus usuários é imprescindível. E ambos tipos de construções conseguem oferecer esse benefício, especialmente quando são aliadas com outras soluções termoacústicas, como as lãs de vidro.

Uso de drywall

Sabe o que é melhor que uma inovação na obra? Duas inovações! O drywall é um “coringa” dentro da construção civil que complementa perfeitamente ambos sistemas construtivos.

A Placa Performa da Placo, por exemplo, é perfeita para a vedação destes ambientes e ainda tem conforto acústico como uma vantagem extra. E mais: esse material suporta até 50 quilos impactos direto na placa (em cargas rente a parede).

Quais são as diferenças entre a Light Steel e Wood Frame?

A principal diferença entre Light Steel e Wood Frame é que o primeiro é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado, enquanto o segundo usa perfis feitos de madeira.

Já a madeira, por ser um material que temos em grande quantidade no Brasil, neste atual momento ela tem sofrido menos variação que o aço, com isso é possível ter uma precisão maior no orçamento.

Ademais, a Wood Frame não é tão difundida no País como a Light Steel Frame. Por isso, é difícil encontrar profissionais especializados, o que também pode encarecer o projeto.

Entendeu tudo sobre Light Steel e Wood Frame?

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido as diferenças entre a Light Steel Frame e a Wood Frame. Apesar de ambas oferecerem uma série de benefícios, suas diferenças mostram que a LSF possui algumas vantagens diante a concorrência e, por isso, podem ser um melhor investimento.

E para garantir a qualidade e segurança do Light Steel Frame e do drywall para a sua obra, conte com a Placo e a Brasilit. Entre em contato conosco e entenda mais sobre o que podemos oferecer à sua obra.