Construção
4 minutes min

TIPOS DE PERFIL PARA DRYWALL: CONHEÇA TODOS E ENTENDA SUAS FUNÇÕES

istock-1294510014

Utilizar o tipo de perfil para drywall correto na construção é essencial para garantir a segurança e qualidade da instalação. Conheça todos.

Se você já leu algum dos textos que produzimos sobre o drywall e esse sistema de construção a seco, já deve saber que uma importante parte desse processo são os perfis.

Essa solução, que serve como um esqueleto da estrutura, é parte essencial para uma construção segura e de qualidade. Mas você sabia que existem vários tipos de perfis para drywall para atender diversas necessidades?

Continue a leitura e entenda porque você deve prestar atenção no tipo de perfil para drywall na compra desse material.

Qual a importância do perfil de drywall para a construção?

Essa peça, fabricada em aço galvanizado, tem como principal função agir como uma base para a instalação de placas de gesso acartonado. É importante reforçar que esses perfis não possuem como função suportar carga, e sim fechar paredes internas.

Quais são os tipos de perfil de drywall disponíveis no mercado atualmente?

Apesar do catálogo da Placo contar com mais de 10 tipos de perfis de drywall, existem algumas peças que são mais comuns dentro das construção, como:

  • Guias: ccom um formato “U”, esse perfil de aço revestido por zinco é usado na estruturação de paredes, forros e revestimentos de sistemas construtivos em placa de gesso para drywall em estruturas horizontais ou verticais. Seu principal uso é na estruturação horizontal das paredes, servindo como trilho (guia), para instalação dos montantes.
  • Montante: também fabricado em aço com cobertura de zinco, o montante se diferencia por seu formato C. Ele também é recomendado para a montagem do “esqueleto” da parede, mas sua indicação é para paredes, revestimento estruturado vertical e, no caso de forros, tanto vertical quanto horizontal. O tipo de montante a ser usado varia de acordo com a altura e espessura da parede de drywall.  
  •  Perfil F530: fabricado em aço com cobertura de zinco, o perfil F530, ou conhecido também como canaleta C, é recomendado para a estruturação de forros. 
  • Tabica: já esse tipo de perfil para drywall tem como principal utilidade a montagem de forros com formato de degraus. Com ele, é possível prevenir rachaduras já que ele ajusta o forro ao ambiente com relação à dilatação e às trepidações da estrutura de alvenaria que ocorrem por fatores externos. Também tem um impacto estético por dar a ilusão de que o forro está flutuando.
  • Cantoneira: este tipo de perfil para drywall tem abas desiguais, geralmente em formato L, e serve para proteger o topo de placas de sistemas drywall.  É indicado para forros e também para extremidades.

Apesar desses serem os principais tipos de componentes metálicos, a Placo possui uma série de peças que você pode conferir no site.

Não deixe a segurança de lado ao escolher os perfis para drywall

Tão importante quanto se certificar que você está comprando o perfil para drywall correto é garantir que todos os produtos estão dentro das normas técnicas.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece regras do uso do sistema construtivo de placas de drywall que determinam que o produto tenha excelente eficiência e desempenho. 

O Código de Defesa do Consumidor, inclusive, prevê que fabricantes e vendedores que utilizem ou apliquem o drywall de forma diferente do que preveem as normas, sejam responsabilizados. Ou seja, não cumprir as regras é crime.

Também vale reforçar que a fabricação das placas de drywall devem ser feitas de acordo com uma série de normas sobre todas as propriedades dos componentes do sistemas, que vão dos perfis em aço galvanizados até as placas para construção a seco de revestimentos, forros e paredes - todas seguidas a risca pela Placo.

E para identificar se o perfil de drywall é normatizado, basta consultar o site da associação de drywall. Lá, você encontra a lista com todos os fabricantes aprovados no PSQ.

Com todas essas informações, você está pronto para garantir segurança na obra e qualidade de vida aos seus clientes. E caso queira saber qual o ponto de vendas mais próximo de você, é só acessar a área Onde comprar e encontrar nossos produtos com facilidade.