Tudo que você precisa saber sobre manutenção de drywall
18

Realizar manutenção nas placas drywall é tão simples quanto instalar. Confira as instruções para realizar a limpeza e reparar paredes e forros com drywall.
Versatilidade, praticidade e resistência são características do drywall que o faz cada dia mais presente em projetos comerciais, corporativos, residenciais e até industriais. Já é do conhecimento de todos a facilidade e rapidez nas instalações das placas, mas sempre fica uma dúvida: a manutenção preventiva e reparos são tão simples quanto sua instalação?
A resposta é sim. Na verdade é até mais fácil. Quando uma parede de drywall suja ou sofre pequenas avarias, o reparo pode ser feito em poucos minutos. Se o projeto for de alta complexidade ou com grandes avarias, os problemas podem ser resolvidos em uma tarde de trabalho.
Para realizar uma manutenção no drywall, na maioria dos casos, é preciso somente de um pouco de gesso ou argamassa, uma espátula, paciência e um pouco de tinta da cor da parede para finalizar o reparo.
Neste conteúdo, vamos citar as situações mais comuns que exigem manutenção e como realizá-la da forma correta. Confira.
Leia também > Áreas úmidas: como garantir a impermeabilização do drywall
Manutenção de drywall: problemas e soluções
Para que as paredes de drywall durem o tempo estipulado pelo fabricante é preciso que sejam instaladas adequadamente e recebam manutenção assim que algum problema vier à tona.
Pequenos furos, rachaduras ou fissuras no drywall precisam ser reparados o mais rápido possível para que a integridade da placa se mantenha. Os procedimentos são simples, qualquer profissional com experiência em construção a seco pode fazê-los, contratá-los é uma maneira rápida e eficiente para resolver o problema.
Caso seja um adepto do “faça você mesmo”, você pode se aventurar e fazer os reparos por conta própria. Além de economizar um dinheiro, vai ficar craque nas manutenções de suas paredes drywall e mantê-las sempre em perfeito estado.
Agora, vamos te apresentar os problemas mais comuns e qual tipo de manutenção é adequado para cada um deles. Veja.
Minha parede drywall está suja, como limpá-la corretamente?
Além de ser fundamental para boa aparência e higiene dos ambientes, a limpeza das paredes drywall também é necessária antes dos reparos a fim de aumentar a aderência dos produtos utilizados para a manutenção.
A limpeza é simples e feita quase da mesma forma utilizada para as paredes de alvenaria. Um pano levemente umedecido em água com sabão, algumas borrifadas de sabão na parede e esfregar suavemente até que toda a sujeira saia.
A grande diferença é que, no final da limpeza de cada região do drywall, é preciso secá-la muito bem para que os fluidos não infiltrem na parede e causem danos comuns relacionados com excesso de umidade.
Uma boa dica é usar água morna, pois ela aumenta a eficácia e velocidade da limpeza. Também é importante usar escova ou bucha somente quando a área estiver muito suja, pois elas danificam o acabamento do drywall. Por isso é tão importante fazer a limpeza periodicamente para evitar que a sujeira impregne nos poros da placa.
O que é preciso fazer para corrigir pequenas avarias e furos na parede drywall?
Fazer pequenos reparos em paredes e forros é muito simples. Primeiro, limpe a área a ser reparada, preencha os furos e/ou imperfeições com massa MAP® da Placo e espere secar. Se for preciso mais uma demão de massa, basta esperar que a primeira seque.
Depois que a etapa da massa terminar e ela secar, basta lixar e pintar ou revestir.
No caso de trincas, o que deve ser feito?
O procedimento é tão simples quanto para tapar furos e corrigir avarias, são apenas alguns passos a mais e você precisa usar os produtos corretos.
Comece limpando a região. Depois aplique uma camada de massa Placomix® ou Placojoint® sobre as trincas. Em seguida, passe a fita de papel Placo sobre a massa e a cubra com uma nova camada de massa.
Depois que a área estiver completamente seca é só lixar e pintar novamente. Caso a demão de massa por cima da fita não baste para corrigir as trincas, é preciso aplicar mais uma demão utilizando uma espátula maior, esperar secar, lixar e pintar.
Como fazer manutenção hidráulica ou elétrica no ambientes com paredes drywall
Caso seja necessária uma manutenção no sistema hidráulico ou elétrico entre paredes drywall o reparo é mais trabalhoso, porém pouco complexo.
Acompanhe as instruções a seguir:
- Faça um corte na área a ser preparada usando um serrote;
- Repare os tubos ou fiação;
- Dentro da placa, parafuse pedaços de perfis metálicos para drywall ou tacos de madeira e fixe-os em pelo menos quatro pontos ao redor da abertura para que sirvam de apoio para a placa de fechamento;
- Corte um pedaço de placa drywall no tamanho do recorte e utilize-a para o fechamento da abertura na parede;
- Parafuse os pontos de apoio nos perfis ou tacos;
- Feche os vãos livres com uma primeira camada de Placomix® ou Placojoint® PR2;
- Passe a fita de papel Placo em todo o perímetro do recorte e pressione com uma espátula;
- Após secar a primeira demão de massa aplique um nova camada de Placomix® ou Placojoint® PR2;
- Depois que o reparo estiver completamente seco, lixe e refaça a pintura.
E quando a parede tiver um revestimento cerâmico, qual o procedimento para a manutenção?
Mesmo quando a parede for revestida com cerâmica o procedimento de manutenção em paredes drywall continua simples. Observe o procedimento correto para esses casos:
- Realize o recorte na placa na linha do rejunte utilizando um serrote de ponta;
- Assim como nas manutenção elétrica ou hidráulica, parafuse na parte interna do drywall pedaços de perfis metálicos ao redor da abertura para que sirvam de apoio à placa de fechamento;
- Corte um pedaço de drywall na medida do vão aberto e parafuse-o nos perfis previamente fixados;
- Cubra a cabeça dos parafusos e vão livres utilizando Massa MAP®;
- Para revestir novamente com cerâmica, utilize argamassas colantes específicas para drywall, como a cimentcola flexível ACIII quartzolit;
- Coloque a cerâmica e rejunte utilizando rejunte cerâmicas quartzolit.
Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você aprendeu tudo o que precisava para realizar manutenção em paredes e forros Drywall. Saiba que todos os materiais necessários, como as massas, fita, argamassa e rejunte podem ser encontrados nas linhas de produto da Placo e da Quartzolit.
Quer saber mais? Então acesse