Vantagens do Drywall
4 minutes min

VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR O SISTEMA COMPLETO PLACO PARA DRYWALL?

voce_sabe_a_importancia_de_utilizar_o_sistema_completo_placo_para_drywall

Sabia que drywall é mais do que placas de gesso? Conheça o sistema completo de drywall e entenda como ele oferece qualidade e segurança para a sua obra!

Você precisa de uma solução para dividir um ambiente de maneira rápida e sem perder espaço? Quer fazer uma iluminação diferenciada no teto sem dor de cabeça? Não aguenta mais escutar o barulho dos vizinhos? Então chegou a hora de conhecer o drywall!

Essa opção, que já é muito utilizada em países como Estados Unidos e Japão vem conquistando seu espaço no Brasil por sua versatilidade, rapidez e até mesmo sua sustentabilidade. Mas você sabia que o drywall é muito mais que apenas as conhecidas placas de gesso? Continue a leitura e descubra o que é um sistema completo de drywall e a importância de utilizá-lo.

O que é o sistema de drywall?

Inventado nos Estados Unidos em 1916, o drywall pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por:

  • Perfil de aço galvanizado: estrutura metálica que sustenta as placas;
  • Tratamento acústico: lã de vidro, como da Isover, usada para potencializar o isolamento acústico, caso haja necessidade;
  • Placas de drywall: placas de gesso revestidas em ambas as faces com papel cartão, que são fixadas nos perfis com parafusos para fechar a parede. Dependendo da obra e do desempenho necessário ao projeto, podem ser feitas várias camadas de chapas.

Atualmente, a Placo possui 5 categorias de placas, ideais para todo tipo de obra, e os tipos de placas mais conhecidas são:

  • Branca: placa Standard, ou seja, a mais versátil. Ela costuma ser indicada para uso geral em áreas secas, como salas de estar e escritórios, tanto nas paredes como no forro.
  • Rosa: placa resistente ao fogo graças à presença da fibra de vidro em sua composição, garantindo maior resistência ao fogo e calor. Costuma ser aplicada em saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio. 
  • Verde: com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, a placa resistente à umidade possibilita a aplicação desse sistema de construção em banheiros, cozinhas e lavanderias.
Image

Como é montada uma parede de drywall?

O primeiro passo na montagem de uma parede de drywall está na estrutura metálica. Após a instalação dos perfis metálicos, as placas são fixadas com parafuso. E se você deseja incluir portas ou janelas na sua parede de drywall, basta prever essa paginação (a forma como a estrutura de aço será montada) no seu projeto. 

Entre os espaços “vazios” dos montantes do drywall, ficam instaladas as redes elétricas, dutos de água e fiação de telefonia. Em casos onde é necessário um reforço na estrutura, também é possível incluir madeiras ou chapas metálicas. Nesse espaço será incluída a lã de vidro ou mineral para reforçar o isolamento acústico.

Em seguida, é só instalar as placas de gesso para ter uma obra segura e de qualidade. Lembre-se: não utilizar o sistema correto ou optar por materiais que não são normatizados pode trazer sérios problemas para a obra, além de arriscar a segurança das pessoas nos ambientes que utilizam o sistema drywall. 

Portanto, todos os acessórios, desde parafusos, massas, fitas e estruturas metálicas, precisam ter qualidade comprovada. Preze pela qualidade da sua aplicação e evite problemas futuros. Todos os materiais da Placo possuem certificado de garantia pelo PSQ (programa setorial da qualidade).

E o sistema completo de drywall?

Como já comentamos no início do texto, uma das principais vantagens do drywall é sua versatilidade. 

Por isso, separamos diferentes cenários para te mostrar todos os materiais corretos, afinal, cada um tem sua função.

Entendeu como o drywall pode ser a opção ideal para a sua obra? E se você quiser se aprofundar ainda mais sobre o tema, acesse o YouTube da Placo do Brasil e veja os conteúdos que preparamos para você.

Image
Image