GRUPO SAINT-GOBAIN
SOBRE - GRUPO SAINT-GOBAIN

GRUPO SAINT-GOBAIN

Em um vilarejo no nordeste da França, no século XVII, a Manufatura Real de Vidros conquistou a população local após desenvolver um procedimento revolucionário que envolvia o derramamento do vidro sobre uma mesa de metal. Os espelhos confeccionados por meio dessa técnica decoraram, até mesmo, o majestoso Palácio de Versalhes. Com o passar do tempo, a empresa deu origem ao Grupo Saint-Gobain, que — mesmo após mais de 350 anos — mantém no DNA o viés de inovação que marcou o começo da sua trajetória.

 

A Saint-Gobain chegou ao Brasil no final da década de 1930. O país é considerado estratégico por conta de sua expansão territorial, crescente urbanização e grande necessidade de infraestrutura. Prova da importância do mercado nacional para a empresa são as grandes marcas do Grupo com forte atuação nos setores da construção, indústria e mobilidade, além do seu parque fabril com 58 unidades, 79 lojas e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, no estado de SP — estrutura única em todo o hemisfério Sul.

 

Líder global em construção leve e sustentável e guiada pelo propósito “Making the world a better home”, a Saint-Gobain concebe materiais e soluções pensados para proporcionar bem-estar, qualidade de vida e desempenho. Tudo isso sem deixar de lado a preocupação com o planeta e a luta contra alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pela humanidade, como as mudanças climáticas, a inclusão social e a proteção dos recursos naturais.

 

Os negócios são conduzidos sempre com respeito aos valores humanistas que permeiam a cultura corporativa do Grupo, tendo como pontos centrais a escuta, o diálogo, o cuidado, a solidariedade, a confiança e o respeito pela diferença. Assim, a empresa tem claro o papel que deseja exercer: tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

De pequenas reformas residenciais a grandes obras de infraestrutura, conte sempre com as muitas soluções oferecidas pelo Grupo Saint-Gobain para aprimorar a qualidade do projeto.

 

Estratégia
Em 2021, a Saint-Gobain entrou em um novo capítulo de sua história com o plano estratégico Grow & Impact. Trata-se de um guia coletivo que norteia as ações do Grupo, com o objetivo de promover o crescimento por meio de respostas pioneiras e eficientes para os desafios ambientais, humanos e industriais. Com essa iniciativa, a empresa pretende se solidificar — ainda mais — como líder global em construção leve e sustentável.

 

O Grow & Impact tem seis prioridades:

  • Posicionar a Saint-Gobain em mercados de alto crescimento
  • Estar orientado para soluções, impulsionando a sustentabilidade e o desempenho
  • Crescimento por meio da inovação centrada no cliente e no poder dos dados
  • Fortalecer a cultura TEC (Trust-Empowerment-Collaboration)
  • Incorporar Responsabilidade Social Corporativa em decisões e ações
  • Construir as melhores equipes em um local de trabalho diversificado e inclusivo

 

Sustentabilidade
Para a Saint-Gobain, ser líder significa impulsionar a transformação do mercado, apostar no pioneirismo e abrir caminhos para a construção, minimizando o impacto ambiental. Tendo a sustentabilidade como um dos seus principais eixos, a companhia desenvolve produtos, soluções e processos melhores para o planeta e para a vida das pessoas.
E, diante dos desafios ambientais e climáticos, a Saint-Gobain estabeleceu compromissos públicos no Brasil e no mundo. Uma das metas mais importantes é a neutralização das emissões líquidas de carbono de suas operações até 2050. Além da diminuição das emissões de gases do efeito estufa, outras metas estão ligadas à para redução do consumo de energia elétrica, redução da necessidade de captação e o descarte de água, diminuição da geração de resíduos, aumento do uso de matéria-prima reciclada, entre outras metas. 

Nós acreditamos que a escolha de soluções mais sustentáveis é um dos principais caminhos rumo ao futuro que queremos. Essas soluções precisam estar na construção e ao alcance de todos. Então, também é nosso papel promover e incentivar transformações em toda a cadeia produtiva e de consumo. Todos os envolvidos, de ponta a ponta, também devem participar para reduzir impactos e ajudar nosso setor a evoluir.