Vantagens do Drywall
2 minutes min

DRYWALL RESISTENTE AO FOGO: MITO OU VERDADE?

drywall_resistente_ao_fogo

Além de isolamento acústico, o drywall pode ser utilizado como prevenção para propagação de chamas. Conheça mais sobre a placa resistente ao fogo!

Seja em qualquer ambiente, uma dúvida comum em relação ao uso de drywall é a segurança que as placas podem garantir em casos de incêndio. De modo geral, todos os sistemas que utilizam placas drywall são resistentes ao fogo por um período de tempo, que depende da ocupação e condições de uso. A seguir, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a resistência ao fogo apresentada pelo drywall. Acompanhe!

Tipos de placa drywall

Todos os sistemas para parede em drywall contam com um determinado período de resistência às chamas em casos de incêndio, que pode variar de 30 a 120 minutos. 

Utilizado como paredes, repartições, forros, nichos, prateleiras, e isolamento termoacústico, a placa drywall contribui em construções e reformas levando versatilidade, durabilidade e medidas sustentáveis. Atualmente as placas convencionais de drywall são divididas em 3 diferentes tipos e cores:

  • Placa drywall branca standard (ST), indicada para áreas secas;
  • Placa drywall verde (RU), para aplicação em áreas úmidas;
  • Placa drywall rosa (RF), mais resistente ao fogo e calor.

Drywall resistente ao fogo

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais indicada para saídas de emergência, escadas enclausuradas, e ambientes que apresentam risco de incêndio, a placa de drywall resistente ao fogo costuma ser exigência do Corpo de Bombeiros em uma construção civil. 

Garante que as chamas não se alastrem para outras áreas nos primeiros momentos de um incêndio, e apresenta em sua composição fibra de vidro, material que aumenta a resistência ao calor e fogo

A fibra de vidro auxilia para que a placa rosa se torne mais eficaz e segura do que as outras, cumprindo os requisitos exigidos na Norma de Desempenho NBR 15.575. Essas placas foram produzidas especialmente para as áreas de risco, e são extremamente resistentes. Sua coloração rosa torna seu reconhecimento ainda mais fácil.

Respondendo ao nosso questionamento inicial, sim, o drywall é resistente ao fogo. Além de sua normal resistência, é possível garantir total segurança com placas desenvolvidas especialmente para situações de risco iminente, como a rosa. 

Esse post foi útil? Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudá-lo! 

 

C