Construção
5 minutes min

ESPECIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE DRYWALL: FERRAMENTAS E DICAS

especificacao_e_dimensionamento_de_drywall

Entenda a importância da especificação correta de paredes de drywall e conheça ferramentas e dicas para uma instalação segura e eficiente. Confira!

A construção a seco com placas de drywall é um sistema muito prático e que garante uma obra limpa, precisa e econômica. Dependendo das necessidades do projeto, é possível combinar placas de drywall e isolantes térmicos e acústicos para ambientes protegidos contra temperaturas excessivas ou ruídos.

Saber especificar qual placa é adequada para um ambiente é o primeiro passo, mas tão importante quanto as placas, são os perfis de aço galvanizado, parafusos, massas e fitas que farão parte da estrutura. Esses materiais precisam estar de acordo com as normas técnicas para que o sistema tenha segurança e desempenho correto.

Para facilitar a instalação e cálculo dos correto de todos os materiais a serem utilizados na construção ou reforma com sistemas de drywall trazemos algumas dicas e pontos que precisam ser considerados com atenção para garantir um trabalho eficiente e seguro. Continue lendo esse post!

Montagem segura e eficiente com drywall

Ter segurança é prioridade. Tanto na instalação quanto posteriormente, a construção com sistemas de drywall precisa ser feita com produtos normatizados. Isso facilita o processo e evita retrabalhos e problemas com segurança. Produtos fora das normas costumam ser de baixa qualidade, ou seja, com defeitos como tamanhos irregulares, peças tortas e/ou frágeis que podem prejudicar toda a estrutura e causar acidentes. 

Por isso, na hora de escolher os materiais para sua obra ou reforma, escolha produtos que atendam às normas técnicas. Aqui, você pode conferir todas as soluções da Placo em sistemas de drywall tendo a segurança de que os produtos são devidamente fabricados e normatizados. 

Tipo de placa

Definido o projeto, é preciso saber quais placas precisam ser utilizadas: 

  • Para áreas que necessitam de proteção ou resistência ao fogo: placas RF (resistente ao fogo)
  • Em ambientes sujeitos à ação da umidade: placa RU (resistente à umidade)
  • Para ambientes secos: placa ST (standard)

Em alguns casos, pode ser que alguns espaços precisem de placas de drywall com maior resistência a impactos ou capacidade de carga, como as placas Performa e Habito. Quando utilizadas na parte externa de construções ou em ambientes com alto índice de umidade, deve-se fazer uso de placas especiais para resistirem a intempéries, como a Glasroc X

Definidas as placas, você deve ir para o próximo passo, que é especificar tamanhos, medidas e outros detalhes.

Especificando corretamente uma parede de drywall

Em qualquer sistema e independentemente do tipo de construção você precisa saber sempre:

  • Ambiente: cozinha, banheiro, etc
  • Altura e largura do ambiente

A partir desses 2 pontos acima, você vai poder definir que tipo de placas drywall devem ser utilizadas, qual a espessura da parede, montantes e outros acessórios que precisarão ser utilizados e calcular também as quantidades.

Por exemplo, para salas e quartos de residências as placas standard e Performa da Placo são as mais indicadas para alto desempenho com resistência a impactos, capacidade de carga e redução de ruídos entre os ambientes. Já em ambientes expostos à umidade como banheiros, cozinha e lavanderia a placa RU é a que deve ser utilizada. Para varandas, que ficam mais expostas às intempéries, a Glasroc X é a placa certa por ter alta resistência e performance em áreas externas. 

Mas como calcular espessura das paredes, qual sistema de placas deve ser utilizado, o espaçamento correto, parafusos, fitas, massa e outros acessórios que deverão ser utilizados?

Calculando sistemas de drywall de forma simples e rápida

Tudo isso, você consegue calcular e saber em detalhes sobre quais placas, perfis e cantoneiras, feltros e todos os outros acessórios que deverá usar com o aplicativo Calculadora Placo que, em questão de segundos, entrega todas as informações que você precisa.

No app você pode fazer cálculos levando em consideração se o sistema será utilizado em paredes ou forros. Selecionando drywall para paredes, você pode escolher entre construção residencial, comercial ou que precise de resistência ao fogo.

Após selecionar o tipo de construção, você pode selecionar ambientes: cozinhas, banheiros, escritórios, salas de reunião, varanda, corredores, entre outros. Após a seleção, é só inserir a metragem do espaço onde planeja utilizar o sistema drywall e em poucos segundos o app irá te informar: espessura da parede e dos montantes, o espaçamento entre montantes e a espessura da lã de vidro a ser utilizada para isolamento termoacústico.

Você também já terá em mãos o tipo de placas drywall que deverão ser utilizadas, além dos acessórios - como fita, massa e parafusos - todos já no tipo e quantidade adequada aos ambientes onde irá instalar o sistema.

Anotou aí? Com essas ferramentas e dicas você já fica mais preparado para direcionar a instalação de qualquer sistema de drywall. Mas caso você ainda tenha dúvidas, confira aqui alguns dos sistemas drywall da Placo para paredes ou forros e fachadas.

Utilizando o aplicativo da Placo, você obterá de forma simples, rápida e eficiente todas as recomendações do que utilizar no seu projeto possibilitando orçamentos mais precisos e economia com a compra de quantidades e materiais corretos.

Caso prefira, a Placo tem uma equipe técnica disponível para orientar você sobre as linhas de produtos, aplicações e instalação. É só acessar aqui!