Vantagens do Drywall
3 minutes min

INFLUÊNCIA DO CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO NA SAÚDE E BEM-ESTAR

influencia_do_conforto_termico_e_acustico_na_saude_e_bem-estar

Saiba como conforto térmico e acústico podem afetar a saúde, e conheça formas de ter isolação termoacústica em sua obra!

Os ruídos excessivos e a temperatura do ambiente influenciam diretamente na saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, o conforto térmico e acústico é um tema importante para a construção civil. 

Mesmo com a habilidade de se adaptar às variações sonoras e oscilações térmicas, o corpo humano sofre efeitos colaterais em seu metabolismo, o que se transforma em sintomas como dores de cabeça, irritação, estresse, dificuldade de concentração, fraqueza muscular etc. 

Por essa razão, você vai conhecer no post a seguir a importância do isolamento acústico e térmico em um ambiente!

Conforto térmico e acústico

Quando falamos em construção, o conforto térmico é representado pela temperatura ambiente adequada. Essas condições podem variar de acordo com uma série de fatores, como umidade do ar, entrada de ventilação, isolamento térmico, e outras. 

Algumas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelecem a zona de conforto térmico aceitável entre 20 a 23 graus no inverno, e 23 a 26 graus no verão. 

Já o conforto acústico refere-se a medidas que podem ser tomadas para que o ambiente permaneça sempre dentro do limite de ruídos (50dB), tornando o espaço agradável e aconchegante para ser habitado.

A importância do conforto termoacústico

Image

 

É preciso garantir a satisfação das pessoas que vão frequentar o espaço, permitindo que se sintam termicamente confortáveis. Além disso, o conforto térmico melhora o desempenho em atividades intelectuais, manuais e perceptivas, e contribui para a conservação de energia, evitando desperdícios com aquecimento e refrigeração de modo desnecessário.

Assim como o conforto térmico, o acústico melhora o desempenho e promove o bem-estar. No entanto, também possibilita boa inteligibilidade da fala (clareza), e ausência de sons indesejáveis no espaço, criando a atmosfera ideal em qualquer ambiente, seja um teatro, cinema, escola ou quarto.

Consequências da falta de conforto térmico e acústico

Quando excessiva ou indesejada, a variação térmica ou sonora pode afetar corpo, mente e atividades. Quando não há conforto termoacústico, o indivíduo pode sofrer com prejuízos como:

  • Irritação, ansiedade e estresse
  • Aumento da pressão arterial e atividade cardíaca
  • Alteração de humor
  • Distúrbio do sono
  • Perda de capacidade auditiva
  • Problemas de concentração

Cuidados para alcançar o conforto termoacústico

Algumas soluções podem ser consideradas durante a construção ou reforma, levando conforto termoacústico ao projeto. Medidas como janelas e portas bem posicionadas, tapetes, o uso de madeira, tudo isso contribui para manter temperatura e som na medida certa.

Entretanto, a isolação termoacústica realmente eficaz só pode ser realizado em pisos, paredes e tetos. Os materiais disponíveis para isso variam entre mantas térmicas, formadas por fibra de lã de vidropainéis acústicos e placas de drywall. Como vimos, garantir o conforto térmico e acústico é essencial para o bem-estar e saúde do indivíduo, seja em uma edificação comercial ou residencial. Portanto, não deixe de levar para seu projeto as melhores alternativas para manter a produtividade e comodidade no ambiente.

 

Gostou do post? Então, confira também os elementos indispensáveis para um bom isolamento acústico com drywall!